segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Parque Nacional Natural Tayrona

Parque Tayrona - Placa de San Juan del Cabo
Saindo de Cartagena, nosso próximo destino foi a cidade de  Santa Marta, viemos com intuito de se hospedar para partir para o Parque Tayrona, que é o que é a maioria das pessoas acaba fazendo, porém como tínhamos um tempo a mais, decidimos conhecer um pouco da cidade e suas praias que serão comentadas em um post a seguir...


Para chegarmos à Santa Marta, utilizamos o serviço de transportes MarSol, a van pega você no hostel e te deixa no próximo, é o famoso puerta-puerta, porém pegamos o puerta-ruta, mas ele nos deixou à apenas 3 quadras do hostel, o valor do transporte é $42.000 COP por pessoa, vale a pena, pois o que você economizaria na passagem de um ônibus comum, você gastaria no taxi para ir do Terminal de transporte ao hostel.

O Parque fica localizado a 34km de Santa Marta, para se chegar ao parque é possível contratar agências que fazem o serviço, mas como queremos economizar ao máximo, optamos por utilizar o transporte público. Basta ir à Calle 11 com Carrera 11, que a cada 20 minutos passa ônibus para o Parque Tayrona, você irá pedir para o motorista parar na entrada El Zaino, que é a entrada principal do parque, o preço da passagem foi de $6.000 COP por pessoa.

Apesar de o ônibus ter quebrado na metade do caminho, após 10 minutos o motorista já arrumou e seguimos viagem...Chegando na entrada El Zaino, fomos comprar o ticket para entrada no parque, e ai nos demos conta o quanto foi bom ter feito nossa carteirinha ISIC.  O preço normal para entrada no parque é de $38.000 COP, é nós conseguimos por $7.500 COP... Um baita desconto! Após, você tem a opção de pegar um van para ir até Canaveral (Parqueadero), um trajeto de aproximadamente 7km que não tem nenhum atrativo, o custo da van foi de $3.000 COP por pessoa. Achamos que realmente vale a pena pegar a van. Chegando no Parqueadero, você começa a fazer a trilha, sendo até San Juan del Cabo  8km de caminhada, passando por matas e praias, com certeza o conjunto disso é o que faz ser uma bela trilha. 
A aventura começa no transporte já!
A primeira praia que chega é Arrecifes, em seguida La piscina e por ultimo San Juan del Cabo. Para quem quer dormir no parque existe duas opções de praia com suporte para acampamento: Arrecifes e San Juan del Cabo. Porém a maioria das pessoas ficam na segunda opção, pois a praia é mais bonita e  própria para banho, ao contrario de Arrecifes que não se pode tomar banho no local pois é perigoso, e além disso em San Juan o acampamento é em um gramadão de frente para o mar.

Parada antes de chegar em Arrecifes
Playa Arrecifes - Avisos ao chegar à Praia

Sobre San Juan del Cabo, o lugar possui uma estrutura completa, com banheiros e chuveiros, restaurante que serve café da manha, almoço e janta a preços entre $10.000-25.000 COP, e ainda possui locker para guardar pertences pessoais, e no local há uma disputada tomada, que nós desconhecíamos também, e acabamos não levando carregadores.

Playa San Juan del Cabo
Playa San Juan del Cabo - Vista de cima
Chegada em San Juan del Cabo
Para dormir há opções de Hamacas (redes), tiendas (barracas) ou ainda você pode levar a sua e montar lá, para quem vai alugar o valor de Hamacas e tiendas é de $25.000 COP por pessoa, para quem vai levar barraca não nos informamos se há alguma taxa. Lembrando que para alugar voce deve ir a recepção localizada na chegada da praia.

Ao fundo, area dos campings.
Vista do Camping
Nossa "casa" do dia, La Tienda
 O lugar é muito tranquilo, inclusive a noite onde estava cheio de pessoas e na sua maioria mochileiros e alguns colombianos de férias. Vale muito a pena a visita ao parque, mas é essencial ficar pelo menos uma noite para aproveitar melhor toda natureza e as praias que o parque possui.

Algumas fotos feitas durante a trilha, e alguns membros da sua fauna.

Começo da Trilha

Playa La Piscina - Recomendável para banho.
Ao Fundo - Playa San Juan del Cabo
Playa San Juan del Cabo - Em frente ao Camping
Iguana próximo às Hamacas
Alguns filhotes de macaco encontrado durante a trilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário