terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A nossa última cidade colombiana: Bogotá



A última cidade colombiana a ser visitada foi a capital Bogotá. Bogotá fica a 2640m de altitude, o que apesar que todos falam que geralmente causa mal da altitude, não foi capaz de causa nenhum desconforto em nós. Em Bogotá foi onde começamos a sentir o frio e tirar as nossas roupas de inverno do mochilão, por sinal bem frio!


Nos hospedamos no Hotel Regina, que já estava reservado por ser data comemorativa -Natal, e também escolhemos algo melhorzinho justamente pela data. O hotel possui serviço de quarto e café da manhã,  fica localizado no Centro Histórico- La Candelaria, melhor local para se ficar pois sempre está cheio,é bem policiado, é perto de museus e suas atrações principais, então se faz tudo a pé mesmo.
  Bogotá é rica em museus. No primeiro dia que chegamos já fomos conhecer o museu mais conhecido e falado de Bogotá, o Museu do Oro, que localiza em frente ao Parque Santandar na C. 16, a entrada custa $3.000 COP e não possui desconto para estudante, o museu possui 4 andares de muita "riqueza" e cultura, é incrível a quantidade de artefatos feitos de ouro que possui, vale muito a pena sua visita e vá com tempo para aproveitar bem o museu, em comparação com o Museu do Oro de Cartagena, aquele se trata de uma miniatura, enquanto em Bogotá você pode ver tudo o que tem naquele e muito mais!
Peças encontradas no  Museu do Oro
Outro museu que conhecemos foi o Museu  Internacional da Esmeralda,  localizado na C. 16 também ao lado do Parque Santander,  a entrada custa $5.000 COP, apesar de termos esquecido de pedir desconto, estudantes pagam $3500 COP. A Colômbia é o maior produtor de esmeralda do mundo, não é atoa que abriga um museu dedicado a ela. O tour pelo museu é acompanhado de um guia que segue explicando sobre as principais minas localizadas na Colômbia com a réplica delas dentro do museu e com peças reais de esmeralda em seu estado natural e ainda o museu conta com uma vista panorâmica da cidade por estar localizado no 28º andar Edifício Avianca. Não temos fotos do museu, pois é proibido tirar fotos.
Na esquina da C.11 com a Plaza Bolívar, encontra-se o Museu de La Independência- Casa de Florero, a entada é gratuita e conta com um pouco da história da Independência da Colômbia e mostra alguns objetos relacionados aos acontecimentos. Quem gosta e tem tempo sobrando vale a pena, porém quem não tem muito tempo vale ir a outros museus.

Para finalizar a rota dos museus visitamos o Museu Botero, apesar de ter mais museus, estávamos na cidade em época festiva, o que nos fez ter que escolher apenas alguns deles para visitar.  O Museu Botero se localiza na C. 11 próximo a Plaza Bolívar,  a entrada é gratuita, e o museu conta com obras de Fernando Botero que são obras caracterizadas por figuras humanas e da natureza de formas arredondadas e exageradas, ainda conta com obras de artistas internacionais como Picasso, Dali, Renoir, Van Gogh e Monet. Este também é um museu que vale a pena ser visitado.

Uma das inúmeras obras de arte encontradas no Museu Botero.
Outra atração do Centro Histórico é a Plaza Bolívar, localizada entre as Carrera 7 e 8 e Calle 10 e 11. No centro há a estatua de Simon Bolívar e é cercada por prédios dos poderes do país e das nações que influenciaram a Colômbia, como a Catedral com caracteristicas espanholas, o Capitólio Nacional (prédio do Congresso de influência britânica), a Alcaldía (a prefeitura em estilo francês) e o Palacio da Justicia (com linhas retas do modernismo com toques neoclássicos).  Uma das principais atrações da praça são os milhares de pombos voando e se alimentando na mão dos turistas. Há vários ambulantes vendendo sacos de milho a $1000 COP.
 

O que não pode deixar de visitar é o Cerro Monserrate que fica a 3.152m de altitude, podendo chegar ao topo através do teleférico e do Funicular ou ainda mesmo a pé por uma trilha existente (1h). O valor tanto para o Funicular e para o teleférico é de $16.400, ida e volta. Chegando há uma vista privilegiada da cidade, uma capela, e também algumas loja de artesanato, além de restaurantes. Mais informações sobre o Cerro no site.














Para comprar artesanatos há dois centros de artesanatos localizados ao longo da Carrera 7, e também em várias outras lojinhas na cidade. A noite é bem movimentada ao longo da Carrera 7, onde possui vários artistas de rua, cada um com seus talentos pra lá de criativos para atrair as pessoas. Possui ainda milhares de ambulantes, muitos restaurantes, e bem policiada o que trás tranquilidade ao viajante.
Pelas ruas de La Candelaria em Bogotá
Grafites pelas ruas de Bogotá
 Nas últimas fotos a nossa "ceia" de natal no PPC (Pollo,Pizza e Carne), famosa rede de restaurantes espalhadas por Bogotá, e uma das únicas abertas no dia 24 e 25 de dezembro. Comida boa e a preços razoáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário